Search
Close this search box.

Listas

7 furadas e 1 boa quando o assunto é ir aos estádios

Dez anos depois do 7 a 1, listamos perrengues que podem ser evitados e um motivo para sempre voltar aos estádios, mesmo como todos os problemas
Estádio do Maracanã iluminado durante jogo à noite
Vista aéra do estádio do Maracanã iluminado para jogo à noite

8 de julho de 2014. Lembra? Lá se vão 10 anos da maior catástrofe do nosso futebol. O 7 a 1 da Alemanha superou o histórico ‘Maracanazo’ de 1950 e ficou na memória do povo como um dia para esquecer. O fatídico jogo no Mineirão foi um divisor de águas para a maior seleção de futebol da história, que viu o amor da gente se enfraquecer durante os anos. Já são mais de duas décadas sem levantar a taça de campeão do mundo… Para “comemorar” esta data sombria,  o Bob preparou uma lista de sete furadas e uma boa para quem está pensando em curtir um dia de jogo no Rio. 

1- Evite comprar ingresso na hora com cambistas (facilmente identificáveis à porta dos estádios, embora sua atuação seja proibida). Planeje sua ida com antecedência e pesquise os sites oficiais dos clubes para adquirir a entrada e checar os preços. 

2- Quando bater aquela fome, o Bob sugere opções de comida e bebidas ao redor dos estádios. Bares, lanchonetes e restaurantes nas proximidades valem mais a pena do que um cachorro-quente de procedência duvidosa ou uma coxinha com cara de que foi feita na última Copa! Dentro do estádio, as opções tampouco são muito boas. Algumas opções entre a Praça da Bandeira e o Maraca: Salete, Aconchego Carioca, Bar da Frente, Rampinha, Bar Madrid e Bar dos Chicos.   

Para escapar do trânsito, vá de transporte público

3 – Se vai ao Maraca, pra que arriscar pegar um trânsito à la São Paulo com chuva? Vá de metrô, ele te deixa na cara do gol sem estresse! Se vai ver o Fogão no Niltão, pegue o metrô até a estação Central (aquela do filme Central do Brasil) e depois o trem da Supervia até o Engenho de Dentro (não confunda com Engenho Novo!). E pra você que pensa que só porque não vai ao jogo, o trânsito não vai te pegar: vai, sim. Dito isso, fique esperto com os horários dos jogos e procure antecipar o caos iminente.

4- Lamentavelmente, ainda existe gente que vai aos estádios só para brigar. Isso acontece mais nos clássicos, quando as organizadas rivais se encontram. Se você está na vibe apenas de ir conhecer o Maraca, dê preferência a jogos mais “calmos”. 

5 – Quando dezenas de milhares de pessoas se juntam é certo que teremos mais lixo do que o normal. Não seja o cara que ajuda a sujar. No caminho do estádio ou lá dentro, descarte seu lixo no local apropriado. 

6 – Nos últimos anos, aconteceu algumas vezes de faltar luz durante os jogos no Engenhão, e isso atrasar os jogos. O que acaba implicando num problema de transporte: o trem pode chegar depois de meia-noite na Central, ou seja, depois de o metrô ter parado de funcionar. Esteja atento a este problema se seu objetivo maior for voltar pra casa sem perrengue.

Entre grandes fracassos e a emoção maior

7 – Este último “problema” é inerente ao esporte: imagina você pagar caro num ingresso, gastar horas do seu dia em função do jogo, sabendo que vai ficar exausto no dia seguinte, e ainda por cima ver seu time perder?! Já aconteceu com os quatro cariocas, é claro. Lembramos algumas situações emblemáticas:0 em 2008, o Flamengo perdeu de 4 a 0 do América do México e foi eliminado da Libertadores de forma inesperada; na mesma competição, o Fluminense perdeu a final em casa, naquele mesmo ano, para a LDU; na Copa do Brasil de 2023, o Vasco foi eliminado em casa para o ABC de Natal; e o Botafogo, com a faca e o queijo na mão para ser campeão brasileiro em 2023, perdeu para o Palmeiras em casa por 4 x 3. O Verdão acabou campeão.

8 – O oitavo item da nossa lista é o gol a favor. Não custa lembrar: pra quem ama futebol, poucas emoções se comparam à de comemorar uma vitória do seu time dentro de um estádio! (Pra você se animar, não deixe de consultar nossas dicas do Maraca!).

Outras notícias

Notícias relacionadas

Guia

Um roteiro cervejeiro por Botafogo

Listas

7 fatos curiosos sobre o Theatro Municipal

Guia

7 maneiras de curtir Copacabana

Arte e cultura

Muhcab – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira