Search
Close this search box.

Listas

7 furadas e 1 boa quando o assunto é ir aos estádios

Dez anos depois do 7 a 1, listamos perrengues que podem ser evitados e um motivo para sempre voltar aos estádios, mesmo como todos os problemas
Estádio do Maracanã iluminado durante jogo à noite
Vista aéra do estádio do Maracanã iluminado para jogo à noite

8 de julho de 2014. Lembra? Lá se vão 10 anos da maior catástrofe do nosso futebol. O 7 a 1 da Alemanha superou o histórico ‘Maracanazo’ de 1950 e ficou na memória do povo como um dia para esquecer. O fatídico jogo no Mineirão foi um divisor de águas para a maior seleção de futebol da história, que viu o amor da gente se enfraquecer durante os anos. Já são mais de duas décadas sem levantar a taça de campeão do mundo… Para “comemorar” esta data sombria,  o Bob preparou uma lista de sete furadas e uma boa para quem está pensando em curtir um dia de jogo no Rio. 

1- Evite comprar ingresso na hora com cambistas (facilmente identificáveis à porta dos estádios, embora sua atuação seja proibida). Planeje sua ida com antecedência e pesquise os sites oficiais dos clubes para adquirir a entrada e checar os preços. 

2- Quando bater aquela fome, o Bob sugere opções de comida e bebidas ao redor dos estádios. Bares, lanchonetes e restaurantes nas proximidades valem mais a pena do que um cachorro-quente de procedência duvidosa ou uma coxinha com cara de que foi feita na última Copa! Dentro do estádio, as opções tampouco são muito boas. Algumas opções entre a Praça da Bandeira e o Maraca: Salete, Aconchego Carioca, Bar da Frente, Rampinha, Bar Madrid e Bar dos Chicos.   

Para escapar do trânsito, vá de transporte público

3 – Se vai ao Maraca, pra que arriscar pegar um trânsito à la São Paulo com chuva? Vá de metrô, ele te deixa na cara do gol sem estresse! Se vai ver o Fogão no Niltão, pegue o metrô até a estação Central (aquela do filme Central do Brasil) e depois o trem da Supervia até o Engenho de Dentro (não confunda com Engenho Novo!). E pra você que pensa que só porque não vai ao jogo, o trânsito não vai te pegar: vai, sim. Dito isso, fique esperto com os horários dos jogos e procure antecipar o caos iminente.

4- Lamentavelmente, ainda existe gente que vai aos estádios só para brigar. Isso acontece mais nos clássicos, quando as organizadas rivais se encontram. Se você está na vibe apenas de ir conhecer o Maraca, dê preferência a jogos mais “calmos”. 

5 – Quando dezenas de milhares de pessoas se juntam é certo que teremos mais lixo do que o normal. Não seja o cara que ajuda a sujar. No caminho do estádio ou lá dentro, descarte seu lixo no local apropriado. 

6 – Nos últimos anos, aconteceu algumas vezes de faltar luz durante os jogos no Engenhão, e isso atrasar os jogos. O que acaba implicando num problema de transporte: o trem pode chegar depois de meia-noite na Central, ou seja, depois de o metrô ter parado de funcionar. Esteja atento a este problema se seu objetivo maior for voltar pra casa sem perrengue.

Entre grandes fracassos e a emoção maior

7 – Este último “problema” é inerente ao esporte: imagina você pagar caro num ingresso, gastar horas do seu dia em função do jogo, sabendo que vai ficar exausto no dia seguinte, e ainda por cima ver seu time perder?! Já aconteceu com os quatro cariocas, é claro. Lembramos algumas situações emblemáticas:0 em 2008, o Flamengo perdeu de 4 a 0 do América do México e foi eliminado da Libertadores de forma inesperada; na mesma competição, o Fluminense perdeu a final em casa, naquele mesmo ano, para a LDU; na Copa do Brasil de 2023, o Vasco foi eliminado em casa para o ABC de Natal; e o Botafogo, com a faca e o queijo na mão para ser campeão brasileiro em 2023, perdeu para o Palmeiras em casa por 4 x 3. O Verdão acabou campeão.

8 – O oitavo item da nossa lista é o gol a favor. Não custa lembrar: pra quem ama futebol, poucas emoções se comparam à de comemorar uma vitória do seu time dentro de um estádio! (Pra você se animar, não deixe de consultar nossas dicas do Maraca!).

Outras notícias

Arte e cultura

Comes & Bebes

Comes & Bebes

Notícias relacionadas

Guia

Um roteiro cervejeiro por Botafogo

Listas

7 fatos curiosos sobre o Theatro Municipal

Guia

7 maneiras de curtir Copacabana

Arte e cultura

Muhcab – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira