Search
Close this search box.

Listas

14 personagens que viraram estátua no chão

Se lá de cima temos o Cristo a nos observar, no nível do chão qualquer mortal pode esbarrar com grandes figuras também.
Estátua de Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copacabana. O poeta está sentado num banco da orla.
A estátua de Drummond é a mais famosa de Copacabana

Se lá de cima temos o Cristo a nos observar, no nível do mar qualquer mortal pode esbarrar com grandes figuras também homenageadas com uma estátua no chão. Nenhuma delas fica sobre pedestais, e normalmente estão em escala real. Você conhece as estátuas de celebridades espalhadas pela cidade?

Faça seu roteiro para conhecer as estátuas:

1 – Chacrinha, o Velho Guerreiro segura um bacalhau, e leva sua buzina pendurada no pescoço.  A outra mão está perto do nariz, em seu gesto típico. Fica no começo da Rua Lineu de Paula Machado, a poucos metros de onde funcionava o Teatro Fênix. Era lá que seu “Cassino do Chacrinha” era gravado. A estátua foi feita pelo cartunista Ique.

2 – Carlos Drummond de Andrade talvez seja a estátua mais famosa – e volta e meia vira notícia. O poeta de Itabira está sentado num banco na Praia de Copacabana, de costas para o mar. Durante o dia, turistas fazem fila para fazer uma foto. À noite, gatunos levam seus óculos.

3 – Dorival Caymmi se instalou no Posto 6, bem pertinho de Drummond. O compositor baiano carrega um violão e abre um sorriso. Embora seja uma estátua mais caricatural,  a cena foi reproduzida de uma foto feita pelo também baiano Evandro Teixeira.

4 – Outro que carrega seu violão, e ali perto de Dorival, é Tom Jobim. O maestro, retratado quando jovem, fica em lugar privilegiado para acompanhar o pôr do sol, logo na entrada do Arpoador.

5 – Outro músico popular tem uma estátua interativa. O poeta da Vila, Noel Rosa, fica sentado numa mesa de bar no Boulevard 28 de Setembro, a principal rua do bairro. Ele é servido por um garçom – personagem do clássico “Conversa de Botequim”  – mas tem espaço para quem também quiser se sentar à mesa.

Jornalistas receberam homenagem

6 – Por falar nisso, o compositor e radialista Ary Barroso tem seu lugar fixo na calçada em frente ao restaurante Fiorentina, no Leme, que ele frequentou com assiduidade. O autor de “Aquarela do Brasil” está sentado ao lado de uma mesa. A Fiorentina, que fechou em 2022, foi decorada até o fim de seus dias com autógrafos de grandes nomes das artes escritos nas paredes.

7 – Assim como Noel e Ary, o escritor Otto Lara Resende também convida o visitante a se sentar, mas no escritório do acadêmico. O mineiro lê um livro apoiado em sua escrivaninha, onde está também um telefone. Fica ali na Rua Jardim Botânico, esquina com Pacheco Leão.

8 – Amigo de Otto, Nelson Rodrigues tem uma estátua na Praça Inhangá, em Copacabana, o primeiro lugar onde o pernambucano morou assim que chegou ao Rio. O dramaturgo traz na mão esquerda o indefectível cigarrinho.

9 – Também jornalista, Zózimo Barroso do Amaral aprecia a paisagem do extremo do Leblon, olhando em direção a Ipanema. Tem o paletó atirado sobre um ombro e, a seu lado, uma máquina de escrever.

10 – Outro colunista social, Ibrahim Sued, foi homenageado na calçada do Copacabana Palace, onde cobriu muitos eventos.

Música inspira esculturas

11 – Yes, também temos Braguinha: ainda em Copacabana,  João de Barro – que chamou o bairro de “Princesinha do mar” – fincou pé na saída do Túnel Novo.

12 – Também tem gringo homenageado: Michael Jackson virou estátua no morro Dona Marta, em Botafogo. Ele está eternizado desde 2010 na laje em que gravou o clipe de “They Don’t Care About Us”, dirigido por Spike Lee.

13 – Outro gringo – este mais carioca – é Adelino Moreira, o compositor de “A volta do boêmio”. Ganhou sua estátua no calçadão de Campo Grande, sentado com seu violão e segurando uma caneta, com a qual faz anotações na mesa.

14 – Já Pixinguinha – este, bem caricatural, mas carinhoso – toca seu sax para sempre na Travessa do Ouvidor, no Centro.

Lembrou de alguma estátua no chão que não está nessa lista? Comenta!

Outras notícias

Notícias relacionadas

Guia

Um roteiro cervejeiro por Botafogo

Listas

7 fatos curiosos sobre o Theatro Municipal

Guia

7 maneiras de curtir Copacabana

Listas

7 furadas e 1 boa quando o assunto é ir aos estádios